0
Categoria: Dicas de Suplementos
 
 

Colágeno Hidrolisado


Colágeno Hidrolisado:

O  colágeno  é  uma  proteína  estrutural  do  corpo  que  assegura  a  coesão, elasticidade e a regeneração da pele, da cartilagem e dos ossos. Há diferentes tipos  de  colágeno  dependendo  do  tecido  de  que  provenham.

Os  Colágenos Hidrolisados  são  colágenos  do  tipo  1,  o  mesmo  tipo  do colágeno encontrado nos ossos e na pele humana.

Ele é composto de 95% de proteínas (peso seco) e contém todos os aminoácidos essenciais, com exceção do triptofano. É caracterizado pelo predomínio de glicina, prolina e hidroxiprolina, os quais representam em torno de 50% do conteúdo total dos aminoácidos.

Esta composição tão especifica de aminoácidos proporciona um colágeno hidrolisado com propriedades nutricionais que não se pode encontrar em outras fontes de proteína. Ajudam a manter a saúde dos ossos e das articulações e também trazem benefícios para a beleza de pele, cabelo e unhas.

Ossos:

Diversos estudos citaram os efeitos benéficos de um suplemento de 10g/dia de colágeno hidrolisado no metabolismo dos ossos. O consumo de colágeno parece incrementar  a  densidade  da  massa  dos  ossos,  especialmente  em  condições de deficiência de cálcio e proteínas, ou associado à digestão de calcitonina . Isto foi demonstrado em testes em seres humanos.

Além do  cálcio, na presença de  um  suplemento  adequado  de vitamina  D,  as proteínas  representam  um  nutriente  importante  para  a  saúde  dos  ossos.

Geralmente observa-se um baixo consumo de proteínas em pacientes mais velhos com  fratura  de  bacia.  Os  estudos  clínicos  e  de  intervenção  associaram  os consumos  relativamente  altos  de  proteína  com  uma  massa  mineral  óssea aumentada.

Articulações:

A comunidade  cientifica  discutiu  os  benefícios  do  colágeno  hidrolisado  para preservar a saúde das articulações, os estudos clínicos realizados em diferentes
tipos de pessoas mostram o efeito positivo do consumo de 10g/dia de colágeno hidrolisado  para  avaliar  a  dor  das  articulações.

O  efeito  é  inclusive  mais significativo para pacientes que sofram sintomas mais severos.

O consumo do colágeno hidrolisado aumenta a reserva disponível de aminoácidos e peptídeos, em particular, de hidroxiprolina, útil para a síntese de  colágeno nas células das articulações ou condrócitos.

Beleza:

Alguns estudos têm demonstrado que a ingestão de colágeno hidrolisado contribui para  a firmeza, elasticidade e hidratação da pele, além de estimular a produção de colágeno pela mesma. Por este motivo o colágeno hidrolisado pode ser utilizado em diversas fórmulas “nutri-cosméticas”, em conjunto com antioxidantes e vitaminas, também reconhecidos pela sua ação anti-envelhecimento.

Devido a sua excelente digestibilidade e suas funções específicas, pode-se utilizar o Colágeno Hidrolisado em alimentos de alto teor protéico, contribuindo para uma dieta equilibrada e auxiliando na manutenção do peso corporal. 

Absorção:

A absorção do Colágeno Hidrolisado é melhor que a do Colágeno comum e do que a Gelatinha, o Colágeno Hidrolisado tem 95% de proteína e a gelatina tem só 10% de proteína, sendo a gelatina uma opção bastante saudável, por ser leve, conter água (hidrata o corpo), e pela sensação de saciedade que dá, mas não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele.

Desconhecemos a composição do Colágeno Hidrolisado encontrado nas Farmácias de Manipulação, o Colagentek possui 8g de Colágeno Hidrolisado na porção de 10g, tem as Vitaminas e os Minerais que são precursores de Colágeno, potencializando assim os seus benefícios.

O ideal seria consumir longe das principais refeições, de preferência antes de dormir, onde a absorção é melhor e mais rápida.