HMB – Como Tomar?


Várias pesquisas demonstraram que o HMB têm efeito EFETIVO no aumento da massa muscular e força. Três gramas de HMB por dia pode ajudar imensamente os músculos a combater a degradação de proteínas e auxiliam na reparação muscular além de aumentar a resistência nos treinos de endurance.

O HMB (beta-hidroxi-ß-metilbutirato) é um composto natural produzido no organismo em quantidades muito pequenas, e pode ser encontrada em alguns alimentos como o peixe-gato e alfafa. HMB é um metabólito do aminoácido leucina,e essa parcela muito pequena de leucina no corpo é convertida em HMB produzindo cerca de 0,2 – 0,4 g de HMB por dia.

É um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA). O HMB é um tipo de BCAA , mas nem todo BCAA é um HMB, porque não tem a fórmula quimica  do HMB.

O HMB atua na síntese do tecido muscular em resposta aos exercícios e ajuda a reduzir a gordura corporal – isto é conseguido indiretamente do ganho de massa magra, que oxida os ácidos graxos.

O HMB diretamente inibe o catabolismo(perda) das proteínas musculares durante os eventos estressantes, como exercício de alta intensidade. Assim, a suplementação com HMB tanto pode prevenir lesões musculares, bem como acelerar a reparação tecidual após exercício.

HMB Estudos e Pesquisas:
Há uma extensa pesquisa feita em HMB, bem como documentos que mostram a sua eficácia para ajudar a reduzir a degradação muscular e ajudando a ganhar massa muscular magra após exercícios extenuantes. Abaixo estão apenas algumas das centenas de estudos feitos sobre HMB.

HMB Estudo 1: Em um estudo realizado pelo Instituto de esportes e Educação Física (Biala Podlaska, Academia de Educação Física, Varsóvia, Polónia), uma semana 3, estudo duplo-cego envolvendo 40 participantes foram colocados em quatro grupos: 1) grupo placebo(substância sem efeito algum), 2) 20g de creatina por sete dias, 10g de creatina por 14 dias, 3) 3g de HMB por dia, e

4) Creatina e HMB.

Grupo 2, 3 e 4 ganharam 0,92 kg, 0,39 e 1,54 kg de massa magra, respectivamente, e tinha conseguido aumentar a força acumulada de 37,5, 39,1 e51,9 kg para cada grupo, respectivamente.

HMB Estudo 2: Em um estudo feito pelo Departamento de Educação, East Tennessee State University, 39 homens e 36 mulheres foram randomizados em um grupo placebo(substância sem efeito algum) ou um grupo HMB dada 3g de HMB por dia.Depois de um período de 4 semanas de treinamento de resistência, o grupo HMB tiveram um ganho de força em comparação com 7,5 kg ,contra 5,2 kg do grupo placebo. O grupo HMB também teve um ganho de massa magra e 1,4 kg de gordura corporal e baixou de 1,1%, enquanto o grupo placebo teve um ganho de massa magra e 0,9 kg de gordura corporal,que baixou para 0,8%.

Benefícios do HMB:

Obviamente, HMB ajuda a prevenir a degeneração muscular e aumenta os ganhos do músculo:

  • Aumenta o ganho de massa magra
  • Previne o catabolismo muscular
  • Acelera a reparação muscular
  • Diminui a gordura corporal
  • Diminui os níveis de colesterol no sangue

Como tomar o HMB:
3 comprimidos ao dia, sendo 1, 30 minutos antes do treino e 2 imediatamente após o treino (até no máximo 30 minutos)se possível com 5 g de creatina.