5 mitos mais comuns sobre emagrecimento:
Selecionei os 10 mitos mais comuns sobre emagrecimento, e ai estão:
1. Fazer muito abdominal emagrece.
O exercício abdominal , assim como qualquer outro , pode colaborar na perda de peso devido o gasto calórico. Também fortalece e desenvolve os musculos da parede abdominal e, com isso , favorece uma série uma série de funções do nosso corpo. Mas , isoladamente, não emagrece nem reduz “barriga”.
2. Sauna emagrece.
Não. A transpiração provocada por altas temperaturas externas é decorrente da ação natural de resfriamento interno do organismo e apenas desidrata. A água que perdemos junto com sais minerais em seguida se repõe, ao ingerirmos qualquer liquido. Transpirar é importante para a saúde, por eliminar toxinas e limpa pele, mas não emagrece.
3. Faixa de plástico na cintura tira barriga.
Não. É o mesmo principio da sauna, porem de forma localizada. Embora seja desconfortável e ineficiente, muita gente ainda acredita nesta expediente para tentar perder gordura na faixa da cintura, esquecendo que água não é gordura.
4. Não comer carboidratos à noite emagrece.
Durante o sono, gasta-se energia aerobiamente (pouca na unidade de tempo, é verdade), ma se considerarmos sete ou mais horas de sono por noite, temos um gasto importante. Portanto, sabendo-se que o carboidrato é o principal e mais eficiente nutriente utilizado pelo nosso organismo ativo, mesmo que em repouso, deve haver uma refeição de carboidrato pela noite, junto com algum alimento protéico de fácil absorção, notadamente se esta refeição for após uma sessão de treinamento.
5. Só exercícios aeróbios emagrecem.
Errado. No exercício aeróbico, a gordura é utilizada durante e, nos anaeróbios (musculação), após os exercícios. Isto ocorre em função das vias metabólicas distintas para a produção de energia. As calorias que faltarem na alimentação para suprir a necessidade de energia serão sempre fornecidas pelos depósitos de gorduras no corpo.