Sugestão de treinamento do Professor: Benedito Olmos

Das musculaturas corporais, os braços e antebraços estão sempre á mostra, principalmente em um país tropical, no qual, devido á temperatura, em raras vezes utilizamos camisas de mangas compridas, a não ser por necessidades profissionais.

Neste quadro, o antebraço é a musculatura que tem sua exposição quase sempre garantida, mas do ponto de vista de treinamento, nem sempre são executados exercícios específicos para esta região.

É compreensível que em programas de saúde condicionamento físico não haja a preocupação com o trabalho muscular específico para a região, pois, na execução de todos os movimentos para o desenvolvimento da musculatura do tronco e dos braços, o antebraço estará realizando o trabalho estático de manutenção da pegada.

Quando adentramos a arena daqueles praticantes que querem um pouco mais do que saúde e condicionamento físico, deparamos com uma falsa concepção, pois estes praticantes acreditam, em sua maioria, que o trabalho de rosca inversa seja exclusivamente para os antebraços.

Porém, devemos destacar que , em relação ás musculaturas do antebraço, a rosca inversa trabalha efetivamente com maior envolvimento apenas a musculatura bráquio-radial.

Casos desejam maior desenvolvimento das musculaturas do antebraço, deveremos executar movimentos específicos que envolvam os flexores do punho (rosca direta punho) e os extensores do punho (rosca inversa punho), e não apenas a rosca inversa.

 

Séries, número de repetições e sobre cargas

Sendo um exercício localizado, a rosca inversa pode ser utilizada tanto em programas de hipertrofia como nos de resistência muscular, desde que a técnica de execução não seja sacrificada em prol da sobrecarga utilizada.

Supondo que estejamos na fase de hipertrofia, o treinamento da rosca inversa deverá ser feito preferencialmente com o treinamento do bíceps braquial, sendo que, caso executemos exercícios específicos para o ante braço, tais como a rosca punho direto e inverso, estes devem ser realizados após os exercícios de bíceps e a rosca inversa, pois a fadiga das musculaturas do antebraço prejudicará a execução dos movimentos abaixo exemplificados.

O treinamento poderá ser executado da seguinte forma:

Seqüência ASeqüência BSeqüência C
1) Rosca direta
4 x 10 x 70% (10rm)
Intervalo= 45s
1) Rosca direta

3 x 10 x 80% (10rm)
Intervalo= 1m

1) Rosca direta

2 x 10 x 90% (10rm)

Intervalo= 1min45s

2) Rosca Scott

4 x 12 x 70% (12rm)

Intervalo= 45s

2) Rosca Scott

3 x 12 x 80%(12rm)

Intervalo= 1 min

2) Rosca Scott

2 x 12 x 90% (12rm)

Intervalo=1min45s

3) Rosca inversa

4 x 15 x 70% (15rm)

3) Rosca inversa

3 x 15 x 80% (15rm)

Intervalo= 1 min

3) Rosca inversa

2 x 15 x 90% (15rm)

Intervalo= 1min45s

Obs: 4 x 15 x 80%(15rm) representam 4 séries de 15 repetições com 80% da máxima carga suportada  para a realização de 15 repetições do exercício com primor técnico.

 

 Treinos
 12
 1° semana A B
 2° semana C A
 3° semana B C
 4° semana A B
 5° semana C AL
 6° semana BL CL
 7° semana Repete o ciclo
 Obs: os treinos AL, BL, e CL são de caráter regenerativo, onde as intensidades destes treinos devem ser de 50 e 60% da RM

 

 

Rolar para cima