A solidão é grande causa de ansiedade e de tédio, fatores que levam a distúrbios de comportamento alimentar. Essas circunstâncias aumentam o consumo de alimentos e, portanto, o peso.
A chegada de um(a) parceiro(a) corresponde quase sempre a um período de bem-estar e de euforia que pode acompanhar-se da perda de peso. Então, sim, alguns emagrecem quando estão apaixonados!
Quanto à atividade sexual, ela promove um gasto energético mínimo. Nesse campo, uma relação sexual corresponde a subir a pé metade de um andar!
Amar pode fazer emagrecer, mas só no início … Na França e também no Brasil, um homem casado – ou que viva com sua companheira – tem tendência a ganhar peso aos 30 anos de idade, em decorrência não somente do estresse ocasionado por seu trabalho e de um maior sedentarismo (interrupção progressiva de atividades esportivas que até então praticava, às vezes intensivamente), mas também por causa da vida mais caseira, em parte ligada à vida a dois.
Uma mulher ganha, em média, dez quilos entre 20 e 50 anos de idade. Isso acontece menos por causa da vida de casal do que por sua primeira gravidez (o que fica perfeitamente claro ao se observar os picos de sua curva de peso).