Metformina emagrece mesmo?

Badalada e capa de revista por todo o país, a METFORMINA comercializada com os nomes de Glifage, Dimefor e Glucoformin é um remédio oral para diabetes. Metformina é uma das principais opções para tratamento da diabetes tipo 2, especialmente em pessoas obesas e acima do peso com função renal normal.

A metformina também é muito usada no tratamento de pessoas com SOP (Síndrome dos Ovários Policisticos). Quando usada adequadamente, a metformina causa poucos efeitos adversos o mais comum é problema gastrointestinal e diferente de muitos outros remédios para diabetes não causa hipoglicemia.

Metformina também ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, além de auxiliar a emagrecer. Devido à propriedade de ajudar no emagrecimento de pacientes obesos com diabetes tipo 2, pessoas que não possuem a doença vêm usando a metformina sem orientação acreditando que ela emagrece.

Metformina emagrece?

Uma vez que a metformina tem produzido perda de peso em pacientes obesos com diabetes tipo 2, muitas pessoas acreditam que ela emagrece também aqueles que não têm a doença. Entretanto, os médicos afirmam ser temerário receitar a metformina para emagrecimento em pessoas que não tem diabetes, uma vez que o remédio não é recomendado para essa utilização. Em pacientes obesos com diabetes tipo 2 a metformina tem proporcionado de 5 a 7% de perda de peso e diminuição da circunferência abdominal em até 3 centímetros, entretanto tais efeitos foram conseguidos em conjunto com dieta. Não existem estudos que comprovem que o uso da metformina emagrece pessoas que não têm diabetes tipo 2.

Segundo o Dr. Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor do livro Dieta dos Pontos, esse medicamento é muito menos eficiente do que os bons remédios antiobesidade disponíveis no mercado.

Efeitos adversos e colaterais da metformina

Acidose lática
O efeito colateral em potencial mais sério da metformina é a acidose lática. Esse complicação é muito rara, e parece ser limitada àqueles com funções prejudicadas do fígado ou rins.

Problema gastrointestinal
O efeito adverso mais comum da metformina é problema gastrointestinal que pode incluir diarréia, cólica, náusea e vômito. A metformina é mais comumente associada com efeitos gastrointestinais adversos do que a maioria dos remédios para diabetes. Os problemas gastrointestinais são menos comuns depois do uso contínuo e prolongado da metformina. O uso de longo prazo da metformina tem sido associado à mal-absorção da vitamina B12.

Contra-indicações da metformina

A metformina é contra-indicada em pessoas com qualquer condição que possa elevar o risco de acidose lática, incluindo desordens renais, doença no pulmão e doença no fígado. Insuficiência cardíaca tem sido considerada uma contra-indicação para o uso da metformina, embora uma pesquisa de 2007 tenha mostrado que ela é o único remédio para diabetes não associado a danos em pessoas com insuficiência cardíaca. É recomendado que o uso da metformina seja temporariamente descontinuado antes de radiografia envolvendo contraste iodado (como angiograma e tomografia computadorizada com contraste), uma vez que a tinta pode prejudicar temporariamente a função renal aumentando o risco de acidose lática.

Rolar para cima