Aprenda observando

Uma das melhores maneiras de aprender como se tornar um competidor eficiente é treinar com um fisiculturismo que tenha experiência em concursos. Você não apenas recebe informações vitais de treinamento mas também tem a chance de compartilhar o seu conhecimento sobre poses, dietas e preparação para concursos.

Outra estratégia é assistir ao maior número de concursos de fisiculturismo possível. Eu aprendi mais sobre o que acontece em uma competição observando outras pessoas competirem do que quando eu estava competindo, preocupado com o meu desempenho. Ficar do lado, observando, pode ter um valor incalculável. Quando você está na platéia, pode observar muito melhor o que está acontecendo no palco do que quando está nele.

Você pode detectar erros e aprender como evitá-los. Você precisa observar tudo que acontece: o que ocorre em cada rodada, como o concurso é conduzido e que tipo de instrução os fisiculturistas recebem no palco. Pode estudar os competidores e tentar entender porque um está fazendo a coisa certa e outro não. Você vê se um competidor está usando muito óleo, se ele é muito suave, e a eficácia dos diferentes tipos de poses. Quando você tiver uma idéia clara do que funciona e o que não funciona, você pode começar a planejar a sua própria apresentação. Recomendo que você faça anotações de modo que não esqueça o que observou.

Eu tenho usado a mesma abordagem para filmar. Quando fui contratado para atuar em Stay Hungry nos anos 70, Bob Rafelson, o diretor, me mandou obsevar filmes e programas de TV que estavam sendo produzidos em Hollywood. Isto me ajudou a aprender as técnicas e o vocabulário de filmagem. Quanto mais eu aprendia sobre filmagens, mais eficiente era quando ficava em frente às câmeras.

Posteriormente, quando eu fiz Conan, o bárbaro, eu devia ser um mestre da luta com a espada, então eu não apenas tive que passar meses aprendendo como empunhar a espada, grande e pesada, mas tive que compreender como me mexer um esgrimista altamente habilidoso – assim como Kevin Costner teve que parecer com um golfista profissional em Tin Cup, independentemente da sua real habilidade no esporte.

Então, eu não apenas tive que ter aulas três vezes por semana de práticas de esgrima, como também o mundo da luta de espadas – indo a campeonatos e escolas de kendô e assistindo a filmes de samurai. Eu observei como os esgrimistas se mexiam, seu senso de equilíbrio, sua postura, a posição dos pés, como eles faziam a transição de uma pose a outra. Em outras palavras, da mesma forma que eu fiz para aprender a manusear uma espada procedi para aprender a posar – eu olhei, observei, estudei e pratiquei.

Fonte: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação
Arnold Schwarzenegger

Rolar para cima