“ 3 doenças podem pegar você também no frio”
Conjuntivite
É comum no inverno por dois motivos: há queda na imunidade e o clima seco facilita a vida de micro-organismos. “Além disso, as aglomerações em locais fechados são mais frequentes e aumenta a transmissão de doenças infecciosas”.
O que causa Olhos vermelhos e lacrimejantes, secreção purulenta, coceira (sensação de areia nos olhos) e sensibilidade à luz. O período infeccioso (em que você transmite o vírus) dura de 7 a 15 dias.
Fuja dela Lave as mãos quando chegar da rua, use toalhas limpas para secar o rosto (fora de casa, prefira papel) e não coce os olhos.
Herpes
A transmissão desse vírus também acontece por causa do tempo seco e das aglomerações em locais fechados. Mas o aparecimento das feridas está relacionado unicamente com a queda de imunidade. “Com o corpo desprotegido por causa do frio e outras doenças, como a gripe, o vírus que está latente acorda”.
O que causa Com o vírus ativado, formam-se pequenas bolhas purulentas e dolorosas na região labial ou genital. Elas desaparecem em alguns dias.
Fuja dela Para evitar o contágio deve-se evitar lugares fechados e com pessoas muito próximas, além de sexo sem camisinha. Mantenha a imunidade em dia: durma e alimente-se bem.
Meningites
“O contágio ocorre pelo espalhamento dos vírus e bactérias causadores através da saliva”. Já pensou em pessoas muito perto de você espirrando o tempo todo?
O que causa Principalmente febre, vômitos, dor de cabeça e rigidez de nuca. Se tiver os sintomas, procure um médico.
Fuja dela Evite ficar perto de pessoas que espirram e mantenha a vacinação em dia.