DECIFRANDO OS TIPOS MAIS COMUNS DE TREINAMENTOS:
HIT (High Intensive Training-Treinamento de Alta Intensidade)
É um treinamento de Alta Intensidade, e pouco volume. Arthur Jones (inventor), prega que volume é inversamente proporcional a intensidade. Portanto, quando melhor você exigir de seus músculos, menos terá de treina-los. “Quando você exige o máximo de um músculo em uma série, não há necessidade de fazer outra série, pois esse esforço não pode ser duplicado”. Todas as séries tem que terminar em falha muscular.
Esse tipo de treinamento é recomendado para atletas intermediários e avançados, iniciantes em musculação não vão se beneficiar desse tipo de treinamento, podendo ter lesões de vários tipos, sem conseguir aumentar o ritmo de hipertrofia (aumento de massa muscular).
GVT (German Volume Training-Treinamento de Volume Alemão)
É um treino volumoso, que consiste executar 10 séries de 10 repetições para músculos grandes, em apenas um exercício. O treino de músculos pequenos é contraditório. O mais comum é de se executar 3 séries de 15 repetições para músculos pequenos. Algumas pessoas pregam 3 séries de 50 repetições para panturrilha.
Temos Dicas de Treinamento GVT aqui
DFHT (Dual Factor Hypertrophy Training-Treinamento de Hipertrofia de Fator Duplo)
A idéia é simples: você tem um período de treino de volume e outro de intensidade, por isso o nome, Fator Duplo. Ele consiste em executar somente os exercícios básicos: Agachamento, Levantamento Terra, Supino, Desenvolvimento Militar e Remada. Este treino é recomendado semente para praticantes de nível médio e avançado. Iniciantes não devem faze-lo, pois os exercícios são de extrema habilidade, técnica e equilíbrio do praticante, que é o que o iniciante ainda busca.
DC – Doggcrapp Dante Trudel
Quase nada conhecido, o treino DC, é de alta intensidade, como o HIT, mas menos flexível. Ele prioriza bastante a contagem de séries e uma tabela ou um diário, pois a montagem deste é relativamente difícil. O mais importante do treino, que o difere dos outros, é que imediatamente depois que você terminar o exercício, você vai alongar o músculo. Mas não é um treinamento qualquer, é um alongamento de 60 segundos de muita dor e muito peso.
“Quanto maior for o número de vezes que conseguir treinar uma parte do corpo num treino incrivelmente pesado, com um grande ganho de força e tendo recuperação muscular, maior e mais rápida será a acumulação de massa magra.” Citação de Dante Trudel, o criador do doggcrapp.
MAX-OT
É um treino de intensidade alta, e também de força. Mas ao contrário do HIT, ele prega que a fase concêntrica do movimento (subida), seja explosiva. Mas na fase excêntrica/negativa (descida), dar ênfase ao movimento, ou seja, segurar por 5 segundos aproximadamente. Com o levantamento explosivo, você terá de usar cargas altas. A idéia deste treino veio dos Powerlifters, com o levantamento explosivo.
Fontes:
Grupo @Musculação do Orkut
marombaclub.forumeiros.com