O Crossover na sua rotina de treino
0 crossover é um daqueles exercícios que todo mundo gosta de fazer. 0 ideal é usá-lo como segundo exercício em diante (3°, 4°, ou último) no treino de peito, por ele ser um exercício monoarticular que isola o trabalho no peitoral.
Deixe os primeiros exercícios para os multiarticulares (exercícios que trabalham vários grupamentos musculares e permitem a execução com uma carga maior), como por exemplo, o supino.
Os músculos trabalhados nesse exercício são peitoral maior e deltóide anterior.
O início
Com as polias de cada torre travadas no ponto mais alto e com as manoplas engatadas nos mosquetões, você se posicionará na região central entre as torres. Segure as manoplas com as palmas das mãos voltadas para baixo. Dê um passo à frente, mantendo uma abertura antero-posterior das pernas. Mantenha os cotovelos ligeiramente flexionados e imóveis, incline o tronco a frente em pelo menos 30°.
A execução
Para executar o movimento, faça a adução (fechamento) dos braços. Mantenha os braços próximos ao corpo B em direção ao chão até suas mãos se tocarem.
0 movimento deverá ser amplo e com velocidade controlada no retorno do mesmo para se obter o máximo de resultado. Os cotovelos devem permanecer ligeiramente flexionados.
Dicas
Faça pelo menos 3 séries com repetições de no mínimo 8 e no máximo 12. Escolha a carga que permitir a execução dentro dessa faixa de repetições. Se preocupe com a qualidade do exercício com a carga. Não tenha vergonha de diminuir a carga, caso seja necessário para qualidade do trabalho muscular.
Sugestão para o treino de peito
Supino – 3 séries (mínimo)
Mergulho na paralela – 2 séries (mínimo)
Crossover – 3 séries (mínimo)